|

O que faz um Defensor Público?

Tudo o que você precisa saber sobre a carreira pública que deseja seguir

Entrevistamos o autor da obra Direito do Consumidor, Antonio Carlos Fontes Cintra, para falar mais sobre a carreira de Defensor Público e dar dicas aos concurseiros que desejam seguir a área. Confira!

Quais as principais funções de um Defensor Público?

Prestar serviços de assistência jurídica à população economicamente hipossuficiente, defender todo e qualquer cidadão em processo criminal, assim como crianças e adolescentes. O Defensor Público também ingressa com Ação Civil Pública em prol de toda a população.

Quais os principais desafios? Há diferença do exercício da profissão em cada Estado?

O Defensor Público luta em um mundo desigual por aqueles mais fragilizados, laborando como um agente de transformação social. As peculiaridades são imensas, não só entre Estados, mas também até mesmo entre cidades do mesmo Estado.

Um Defensor Público pode se especializar em alguma área? Como ocorre essa escolha?

Sim, isso se dará dentro do concurso de remoção e nas promoções efetuadas dentro da carreira. Eu, por exemplo, sou hoje titular da Defensoria do Consumidor, no Distrito Federal.

Como é o dia a dia deste profissional?

Creio que a melhor definição é ser bem pago para poder fazer o bem e auxiliar quem mais precisa, que é a população marginalizada e excluída de oportunidades. Isso é uma grande satisfação, a realização dos ideais mais primários de nossas motivações pelo curso de Direito.

Esta profissão pode ser estressante? Por quê?

Sim, é mais fácil viver em um mundo particular do que ter de encarar todos os dias os dramas dos que sofrem pela falta de acesso à saúde, dos superendividados, daqueles que são vítimas de estelionato por falta de instrução, dos marginalizados, dos carentes, mas sempre gratos de nossa sociedade.

O senhor considera difícil a prova para este concurso? Quanto tempo o senhor estudou até passar?

A prova terá sua particular dificuldade a depender do Estado. Aqui no Distrito Federal, o último concurso contava com mais de sete mil inscritos para 22 vagas. Eu demorei dois anos para passar neste concurso.

Qual é, para o senhor, o maior obstáculo para os concurseiros que querem passar neste certame?

Disciplina e estratégia de estudo. Eu, particularmente, cometi muitos erros estratégicos nos estudos que, hoje, ciente deles, não cometeria, mas isso também faz parte do aprendizado.

Há alguma disciplina que se precise estudar mais?

Creio que para o concurso de Defensor Público as matérias mais relevantes são Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal e Processo Penal.

Qual mensagem o senhor daria aos concurseiros que estão estudando para passar neste concurso e ainda não tiveram sucesso?

Converse com pessoas que passaram e que hoje dão aula em cursinho e ensinam outros a passarem. Eles dirão o que aprenderam sobre estratégias de estudo, com a experiência pessoal tanto positiva quanto negativa. Identifique seus erros estratégicos e corrija o rumo.

Veja mais notícias no site da Editora Impetus: www.impetus.com.br

Short URL: http://www.estadodedireito.com.br/?p=13968

1 Comentário para “O que faz um Defensor Público?”

  1. The voice of raiotnaltiy! Good to hear from you.

Comente:

  • ANPAF

Compartilhar e comentar